
A sexta-feira 13 é um dia temido por muitas pessoas, especialmente as supersticiosas. Mas também é uma data em que filmes de terror ficam em alta, procurado por fãs do gênero que gostam de celebrar o dia com bons sustos. Na vida real, alguns “monstros” de aparência macabra podem ser encontrados na natureza.

Em clima de sexta-feira 13, conheça seis animais macabros que parecem ter saído de um filme de – Foto: Istock/Reprodução ND
Animais macabros que seriam “monstros” em filmes de terror
Tubarão-duende
Descoberto no final de 1890, esta espécie dificilmente é encontrada, já que habita as profundezas oceânicas do pacífico, índico e atlântico. Alguns desses animais, considerados um dos mais antigos tubarões da história, já chegaram a ser vistos a 1.200 metros de profundidade.

Tubarão-duende é uma das espécies mais antigas da história – Foto: Smithsonian Ocean Portal/Reprodução ND
Toupeira-nariz-de-estrela
Esta é a única espécie viva do gênero Condylura. Nativa da América do Norte, esse animal pode ser encontrado em diferentes habitats, mas prefere especialmente o solo úmido, podendo construir túneis com vários metros de comprimento, os quais podem até mesmo se abrir em riachos ou lagos.

Espécie possui aparência incomum e assustadora, com grandes unhas nas mãos – Foto: Kenneth Catania/Reprodução ND
Peixe-leão
Originários do Indo-Pacífico, esses animais são encontrados geralmente em regiões de recife. Espécie carnívora, o peixe-leão é considerado muito voraz, com espinhos capazes de projetar veneno em seus predadores. Em humanos, a toxina pode provocar dor, náusea e até convulsão.

Além de aparência assustadora, o peixe-leão também apresenta riscos aos humanos – Foto: Joel Sartore/National Geographic/Reprodução ND
Lampreia
Essa espécie pode até mesmo ser considerada um “vampiro” dos mares. As lampreias possuem cerca de 30 cm de comprimento, sendo parecidas com uma enguia. A boca do animal tem formato de disco, repleta de dentes de queratina, utilizados para penetrar na pele de suas presas e retirar o sangue, fluídos corporais e tecidos.

Animal marinho possui dentes afiados em boca em formato de disco – Foto: Shutterstock/Reprodução ND
Diabo-espinhoso
Espécie de lagarto da Austrália, o diabo-espinhoso tem aparência estranha, com espinhos por todo o corpo e espécies de chifres em cima da cabeça. Apesar de assustador, o animal se alimenta apenas de formigas no deserto, sendo um dos poucos animais no mundo que conseguem viver sem água.

Espécie de lagarto possui chifres na cabeça e corto cheio de espinhos – Foto: Stu’s Images/Wikimedia Commons/Reprodução ND
Moreia
Existem mais de 200 espécies de moreias e a maior delas alcança impressionantes 4 metros de comprimento. Esses animais habitam águas tropicais e subtropicais do Atlântico. Sua aparência assustadora impressiona, com dentes super afiados que espantam até mesmo outros animais marinhos.

Com dentes afiados e rosto assustador, moreias são facilmente um dos animais que renderiam filmes de terror para assistir na sexta-feira 13 – Foto: AdobeStock/Reprodução ND
Sexta-feira 13 e as superstições
A sexta-feira 13 é uma data que desperta curiosidade e superstição em várias culturas ao redor do mundo. Segundo o astrólogo João Bidu, a fama deste dia remonta ao século XX, quando, em 1907, um dos primeiros veículos a reconhecer as superstições ligadas à data foi o New York Times.
Porém, engana-se quem pensa que a sexta-feira 13 é uma crença exclusivamente brasileira. Nos países de língua hispânica e até na Grécia, essa data também é cercada de precauções e, em muitos casos, temor.
João Bidu comenta que, enquanto algumas pessoas sentem receio desse dia, outras simplesmente o encaram como mais uma data do calendário. Para alguns, o dia pode até trazer lembranças de grandes conquistas e momentos positivos. Confira as dicas para quem deseja atrair sorte na sexta-feira 13.