![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/dor-no-coracao-scaled.jpg)
Pessoas com mais de 50 anos devem evitar certos tipos de bebidas, pois, com o avanço da idade, o corpo passa por diversas alterações, como mudanças hormonais, perda de massa muscular e dificuldades de concentração. E o consumo de algumas bebidas pode agravar esses sintomas.
![brindar Mulheres levantando suas bebidas para brindar](https://static.ndmais.com.br/2024/08/bebidas-para-uma-memoria-melhor-3-800x533.jpg)
Especialista revela 6 bebidas que melhoram a memória – Foto: Freepik/ND
Tem mais de 50 anos? Não tome essas bebidas!
De acordo com o cardiologista Cheng-Han Chen, em entrevista ao Portal Parade, bebidas açucaradas como refrigerantes, café com açúcar, sucos de frutas, bebidas esportivas e energéticas são as principais vilãs para a saúde das pessoas com mais de 50 anos.
“Embora as pessoas possam já saber que devem limitar o consumo de bebidas adoçadas, talvez não percebam a quantidade de açúcar existentes em bebidas supostamente ‘saudáveis’”, disse Chen.
![Refrigerante Refrigerante sendo colocado em um copo com gelos](https://static.ndmais.com.br/2024/09/refrigerante-800x529.jpg)
Refrigerantes são altos em açúcar, que são prejudiciais à saúde- Foto: Freepik/ND
A recomendação, segundo a American Heart Association, é reduzir o consumo de açúcar adicionado a menos de 36 gramas (9 colheres de chá) para homens e 25 gramas (6 colheres de chá) para mulheres por dia.
Muitas pessoas cortam sobremesas, como bolos, chocolates e balas, mas esquecem que também há açúcar adicionado em molhos prontos para macarrão, ketchup, molhos barbecue e até mesmo iogurtes.
![problema cardiovascular Homem com mais de 50 anos sofrendo com um problema cardiovascular](https://static.ndmais.com.br/2024/09/dor-no-coracao-800x534.jpg)
Com o avanço da idade, ingerir líquidos altos em açúcar aumenta a probabilidade de doenças cardiovasculares – Foto: Freepik/ND
Segundo Chen, a medida que o metabolismo desacelera com a idade, o consumo de grandes quantidades de açúcar após os 50 anos pode aumentar o risco de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares.
O especialista recomenda trocar essas bebidas por apenas água, pois sempre será a opção mais saudável.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.