
Reserva ambiental corresponde a 70% do arquipélago e é de responsabilidade do ICMBio. Aniversário do Parque Nacional de Fernando de Noronha tem passeio de canoa no Sueste
A comemoração do aniversário de 36 anos do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que é neste sábado (14), teve caminhada meditada da Praia do Leão ao Forte São Joaquim, atividade funcional e passeio de canoa havaiana, na Praia do Sueste (veja vídeo acima).
Para celebrar a data, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), que é responsável pela reserva ambiental, deu uma autorização especial para o passeio de canoa no Sueste. A praia está fechada para banho de moradores e turistas por conta dos incidentes com tubarões, que aconteceram em 2015 e 2022.
Foram utilizadas três canoas, cada uma com 12 pessoas. Foram feitos cinco passeios na baía. As canoas havaianas passaram perto das ilhas do Chapéu e Cabeluda, que são localizadas na região do Sueste.
O engenheiro Ricardo Brito teve a oportunidade de fazer o passeio e elogiou. “O passeio foi extraordinário, a água está transparente. Na ida, o vento estava contra, mas, na volta ajudou. Foi ótimo”, avaliou o engenheiro.
Moradores da ilha fizeram o passeio
Renata Magalhães/Acervo pessoal
Programação variada
As comemorações tiveram início na quinta-feira (12), com uma caminhada educativa feita do portão do Capim-Açú até a Ponta da Sapata. À noite, foi realizado um show com o cantor Augusto César Filho. A apresentação fez parte do projeto “Vem Serestar” e aconteceu no Posto de Informação e Controle (PIC) do Sueste.
Na sexta-feira (13), foi inaugurada a Exposição Permanente do Centro de Visitantes, no Boldró. A mostra enfatiza a relevância das unidades de conservação e a biodiversidade de Fernando de Noronha.
Ainda na sexta, foi realizada uma reunião do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental e do Parque Nacional Marinho. Em seguida, ocorreu o pôr do sol cultural, no Mirante Dois Irmãos, com poesia e música.
A programação de aniversário será encerrada neste sábado, a partir das 19h, na Praça do Projeto Tamar. No local haverá bolo, será cantado tradicional “parabéns ao Parque Nacional” e vão ser promovidas apresentações culturais.
Lilian Hangae, Orlando Souza e Alice Grossman estiveram na abertura da exposição permanente
Renata Magalhães/Acervo pessoal
Parque Nacional
O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha foi criado em 14 de setembro de 1988. A área tem regras rígidas de preservação e conta com espécies como golfinhos, tartarugas, tubarões e aves, além de uma diversidade de peixes.
Entre os pontos turísticos mais visitados do parque, estão a Praia do Sancho, eleita a mais bonita do mundo seis vezes; a Baía dos Golfinhos, onde é possível observar grupos de golfinhos-rotadores; e a Praia do Leão, local onde acontece a desova das tartarugas.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
A programação de aniversário será encerrada neste sábadi, a partir das 19h deste sábado, na Praça do