Eleita a palavra mais comentada na internet em 2023, a IA (inteligência artificial) revolucionou a relação da humanidade com a internet. Os sistemas avançados já mostraram que chegaram para ficar, permitindo a manipulação de alto volume de dados em poucos instantes.
A pedido da reportagem, o ChatGPT analisou dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e FamilySearch, para elencar os sobrenomes mais comuns do Brasil.
Conforme a IA, os sobrenomes mais populares recebem influência de diferentes etnias que formaram a população brasileira, principalmente de origem portuguesa, italiana, espanhola e africana.
Veja quais são os 10 sobrenomes mais comuns no Brasil:
1. Silva
Derivado da palavra latina para “floresta”, é de longe o mais comum no Brasil. É um sobrenome originalmente português, amplamente difundido no país devido à colonização.
2. Santos
Popular por sua associação com nomes religiosos, especialmente em homenagem a “Todos os Santos”. Também é de origem portuguesa.
3. Oliveira
Relacionado ao cultivo de oliveiras, é outro sobrenome português bastante comum.
4. Souza/Sousa
Variante de um sobrenome de origem portuguesa, derivado de uma região em Portugal chamada Sousa.
5. Pereira
Sobrenome português que se refere à árvore pereira.
6. Lima
Outro sobrenome de origem portuguesa, relacionado ao rio Lima, em Portugal.
7. Costa
Refere-se à palavra “costa” no sentido geográfico, sendo de origem portuguesa e muito comum no Brasil.
8. Ferreira
Comum em várias partes do mundo lusófono (conjunto de países e territórios onde a língua portuguesa é a língua oficial ), derivado de “ferreiro” (trabalhador do ferro).
9. Alves
Sobrenome de origem patronímica, vindo do nome próprio Álvaro.
10. Ribeiro
Também de origem portuguesa, refere-se a “ribeiros” ou pequenos riachos.