Muitos dos motoristas tem o hábito de fazer tudo de carro, até mesmo ir à padaria mais próxima sem caminhar, e sim motorizado. Essa prática pode se tornar cara, pois dirigir em curtas distâncias não é benéfico para o motor.
Durante deslocamentos curtos, o motor não atinge a temperatura de funcionamento ideal, o que pode levar a sérios problemas. A umidade não tem tempo de evaporar e se mistura com o óleo, formando depósitos de sujeira na válvula EGR e em outras partes do motor.
Danos para o motor
Com o tempo, pode se formar um acúmulo na tampa do bocal de enchimento de óleo. Isso faz com que o óleo perca suas propriedades lubrificantes e precise ser trocado imediatamente.
Além disso, dirigir em curtas distâncias também pode causar a mistura de óleo e combustível, resultando em alterações no óleo que podem ser visíveis a olho nu. Para verificar se está tudo bem, basta cheirar a vareta de medição; se não sentir cheiro de combustível, o óleo está em boas condições.
Se você tiver um indicador, é recomendável monitorar a temperatura do equipamento durante a condução. Em veículos usados para trajetos curtos, a condensação se acumula e pode resultar no acúmulo de água e combustível no cárter com o tempo.
Isso faz com que o óleo perca suas propriedades e não desempenhe sua função corretamente, causando danos.
Tem solução!
Da próxima vez que considerar ir à loja ou a padaria de carro, é melhor ir a pé. Isso é mais saudável para você e para o seu veículo.
Outra dica importante é verificar o óleo regularmente para evitar danos.