A partir da última segunda-feira (09), a Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI), Litoral Norte de Santa Catarina, se tornou mais uma opção de local para os moradores solicitarem a Carteira de Identidade, por meio de uma parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina (PCI).
Conforme a CVI, para solicitar o documento é preciso agendar um horário pelo site da Polícia Científica. São liberadas senhas diariamente, ao meio-dia, para o atendimento no dia seguinte.
Veja como agendar a solicitação da Carteira de Identidade
O primeiro passo é entrar no site da PCI e selecionar a opção “Fazer agendamento da Carteira de Identidade”, depois escolher o município de Itajaí, por fim selecionando a “Câmara de Vereadores de Itajaí”. O primeiro horário disponível para atendimento é às 8h e o último, às 18h.
Também está disponível na página a lista de e documentos necessários para solicitar a Carteira de Identidade. A primeira via é gratuita para todos e tem validade de 10 anos.
Onde fica a Câmara de Vereadores de Itajaí
A Câmara de Vereadores de Itajaí fica localizada na avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul), 3825, em frente ao terminal de ônibus da Ressacada. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 19h.
Carteira de Identidade
Segunda a Polícia Científica, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o principal documento de identificação no Brasil. Desde que em perfeito estado de conservação, ela é aceita em todo território nacional.
Além disso, a CIN pode substituir o passaporte em países do Mercosul, desde que esteja dentro do prazo de validade e conservado. Pode também conter informações oficiais de outros documentos, fazendo prova comprobatória deles e dispensando a apresentação.
Em Santa Catarina, desde novembro de 2021, o número da Carteira de Identidade passou a ser o mesmo número do CPF do cidadão.