Cadeirada de Datena em Marçal é registrada como lesão corporal; polícia aguarda representação para investigar

Marçal foi encaminhado para atendimento no Hospital Sírio Libanês após ser agredido em debate da TV Cultura. Hospital não divulgou boletim médico. Caso foi registrado pelo advogado do candidato no 78°DP. Datena agride Pablo Marçal durante debate em São Paulo
O advogado de Pablo Marçal (PRTB) registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal e injuria contra José Luiz Datena (PSDB) após o apresentador ter agredido o empresário no debate da TV Cultura, no domingo (15). Ambos são candidatos à Prefeitura de São Paulo.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que o caso foi registrado como lesão corporal e injúria no 78° DP (Jardins) na noite de domingo (15).
O advogado da vítima foi orientado quanto ao prazo para ofertar representação criminal para o prosseguimento da investigação.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do g1 SP no WhatsApp
Em um comunicado, a assessoria de Marçal afirmou que ele foi encaminhado de ambulância para o Hospital Sírio Libanês. Ele sofreu uma fratura na costela e deve passar a madrugada desta segunda-feira (16) em observação. O hospital ainda não divulgou boletim médico com detalhes sobre o estado de saúde do candidato.
A equipe informou ainda que Marçal foi medicado e passou por exames, incluindo uma tomografia.
“Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas”, disse a assessoria em um comunicado. Leia na íntegra mais abaixo.
O caso
Os dois candidatos participavam de uma rodada de questões livres, sendo que Datena foi sorteado para responder a uma pergunta de Marçal.
“A gente quer saber que horas você vai parar, já abandonou entrevista chorando. Você que é um cara que só fala quando tem uma televisãozinha escrevendo ali. Que horas o Datena vai parar com essa palhaçada que ele tá fazendo aqui?”, disse Marçal.
Datena respondeu dizendo que Marçal estava fazendo acusações e calúnias contra ele. Antes, o candidato do PRTB havia citado uma denúncia de assédio sexual contra o apresentador.
“O que você fez comigo hoje foi terrível. Espero que Deus lhe perdoe. Você me pediu perdão anteontem. Eu te perdoei”, respondeu Datena.
Na réplica, Marçal disse que Datena queria agredi-lo no debate da TV Gazeta, em 8 de setembro.
“Você é um arregão. Você atravessou o debate esses dias para me dar tapa e falou que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso. Você não é homem,” afirmou Marçal.
Na sequência, Datena agrediu Marçal com uma cadeira. O programa foi interrompido temporariamente. O candidato do PSDB acabou sendo expulso do debate, enquanto Marçal resolveu abandonar o programa para receber atendimento médico.
Em um áudio, Datena afirmou que perdeu a cabeça após as acusações.
Leia a nota da equipe de Marçal na íntegra
“Viemos, por meio desta nota, esclarecer o lamentável acontecimento de hoje, 15 de setembro de 2024, durante o debate eleitoral na TV Cultura. Na ocasião, Pablo Marçal foi covardemente agredido por José Luiz Datena, que o golpeou na região das costelas com uma cadeira de ferro.
Infelizmente, Marçal precisou sair do debate às pressas, em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial. É lamentável que o debate tenha continuado, mesmo sem a presença do candidato agredido.
Pablo Marçal está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar.
Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo.”
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.