![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/acusacao-assedio-datena.jpg)
A agressão de José Luiz Datena (PSDB) em Pablo Marcal (PRTB), durante um debate na TV Cultura, na noite desse domingo (15), tomou conta das redes sociais. A cadeirada em Pablo Marçal (PRTB) aconteceu depois que os dois candidatos a prefeito de São Paulo trocaram uma série de farpas logo no início do debate.
![Cadeirada em Pablo Marçal aconteceu após acusações de empresário contra Datena](https://static.ndmais.com.br/2024/09/cadeirada-em-marcal-800x467.jpg)
Cadeirada em Pablo Marçal aconteceu após acusações de empresário contra Datena – Foto: TV Cultura/ Reprodução
Antes do episódio, durante o debate, Pablo Marçal relembrou o caso de uma acusação, de assédio sexual, feita contra o apresentador, em 2019. Marçal também usou uma expressão, comum em presídios, para se referir a estupradores, fazendo referência ao jornalista.
“Homem é homem, mulher é mulher, estuprador é diferente, né?!”, disse Marçal, usando uma letra do grupo Racionais MC’s para falar do caso. “Tem alguém aqui que é Jack e está aqui tirando onda, apoiando censura, mas é alguém que responde por assédio sexual”, completou o empresário. “Jack” é uma gíria para se referir a criminosos sexuais.
Em resposta, Datena disse que o processo foi arquivado e que “a pessoa que me acusou se retratou publicamente e em cartório, pediu desculpas pra mim e pra minha família”. O caso foi arquivado.
Entenda acusação de assédio sexual que motivou cadeirada em Pablo Marçal
Em 2019, a Bruna Drews denunciou, publicamente, ter sido vítima de assédio cometido pelo apresentador José Luiz Datena (PSDB). À época, a ex-repórter da Band afirmou que Datena teria dito que ela não precisava emagrecer porque “era muito gostosa”. Drews alegou também que o apresentador disse que ela “namorar uma mulher” seria um desperdício.
O jornalista processou a então colega de emissora por calúnia e difamação. Meses depois, ela assinou uma retratação em cartório pedindo desculpas e retirando a acusação. Em entrevista ao UOL, em outubro de 2019, Bruna Drews declarou que foi “induzida” pelos advogados de Datena a se retratar da acusação.
Veja vídeo de agressão durante debate:
Imagens mostram outro ângulo de agressão durante debate entre candidatos a prefeito de São Paulo – Vídeo: Internet/Reprodução