
Rejuvenescer é o sonho de muitas pessoas. E em uma descoberta inovadora, cientistas encontraram uma criatura com capacidade de rejuvenescer em vez de envelhecer com o passar do tempo.
Trata-se da espécie Mnemiopsis leidyi, também conhecida como “noz do mar”. O animal é capaz de reverter o processo de envelhecimento quando exposto a situações de estresse.
Nativa do oeste do Oceano Atlântico, a noz do mar pertence ao grupo de cnidários – que inclui corais, águas-vivas e anêmonas do mar -.
O animal se tornou o que a ciência descreve de espécie invasora, quando se espalhou para outras partes do mundo, incluindo a Europa e a Ásia.
A partir do momento que a espécie se espalhou, causou danos aos ecossistemas marinhos. Isso por que a chegada aumentou a busca de alimento junto com espécies nativas, muitas vezes insuficientes para conseguir manter a vida marinha em uma mesma área.
Animal que rejuvenesce com o passar do tempo
A “noz do mar” tem a incrível capacidade transformar novamente em sua forma larval, revertendo o processo de envelhecimento sempre que passa por momentos de estresse, como falta de comida.
Na forma larval, o animal adquire dois tentáculos usados para pegar comida, que na fase adulta não fazem parte do seu corpo.

Pesquisas sugerem que a “noz do mar” pode reverter a um estado de desenvolvimento anterior quando submetida a grande estresse – Foto: PLAYTECH/Reprodução/ND
Assim ela consegue obter alimento suficiente e volta ao tamanho adulto, recuperando a capacidade reprodutiva.
A descoberta do animal que rejuvenesce pode influenciar pesquisas sobre a regeneração celular e rejuvenescimento biológico.
O estudo poderia fornecer detalhes sobre como o processo de retardamento ou de como reverter o processo de envelhecimento nos seres humanos.