![](https://static.ndmais.com.br/2024/08/asteroide-terra.png)
Na terça-feira (17), um asteroide gigante identificado como 2008 OS7, com um diâmetro estimado entre 220 e 480 metros, passará a cerca de 1 milhão de quilômetros do planeta. Essa distância equivale a 2,6 vezes a distância entre a Terra e a Lua, sendo considerada próxima em termos astronômicos. Apesar disso, a Nasa afirma não haver risco de impacto.
![Asteroide gigante próximo da Terra Asteroide gigante próximo da Terra](https://static.ndmais.com.br/2024/08/asteroide-terra-800x420.png)
A proximidade desse asteroide gigante o classifica como um Objeto Próximo à Terra – Foto: Canva/Divulgação/ND
Segundo o CNEOS (Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra), da NASA, o asteroide viajará a uma velocidade impressionante, 26 vezes maior que a do som.
Embora tenha sido classificado como “potencialmente perigoso” devido ao seu tamanho e proximidade, especialistas garantem que ele não oferece ameaça ao nosso planeta.
Asteroide gigante voltará em 2032
![Asteroide indo em direção a Terra Asteroide indo em direção a Terra](https://static.ndmais.com.br/2024/08/asteroide-terra-1-800x420.png)
O asteroide gigante passará perto da Terra – Foto: Canva/Divulgação/ND
Este não será o único encontro da Terra com o asteroide 2008 OS7. Está previsto que ele volte a passar próximo em 2032, mas a uma distância consideravelmente maior, cerca de 72 milhões de quilômetros.
Nos dias que antecedem a passagem deste asteroide, outros menores também se aproximarão da Terra, incluindo três no dia 13 de setembro.
Mesmo com o interesse gerado por esses eventos, a maioria dos asteroides não são visíveis a olho nu, sendo necessário o uso de equipamentos especializados para sua observação. A NASA e outras instituições seguem monitorando esses objetos para garantir a segurança da Terra.
![Terra com luz e poeira Terra com luz e poeira](https://static.ndmais.com.br/2023/08/copia-de-foto-frame-de-video-p-portal-nd-45-800x420.png)
A maioria dos asteroides não são visíveis a olho nu – Foto: Pixabay/Reprodução/ND