
Um vídeo de um Golden Retriever chocou a internet. O cachorro aparece tomando uma latinha de cerveja oferecida pelo seu próprio dono.

Para os cachorros até mesmo uma lambida de cerveja pode ser tóxica. – Foto:Reprodução ND
Apesar de parecer muito com uma cerveja de verdade, no vídeo o tutor do golden esclarece que “é cerveja própria para cachorros, viu?”.
Os curiosos que ficaram até o final do vídeo e esperaram a explicação comentaram “você me assustou” e “só não pode ficar viciado”.
Cachorros não podem beber cerveja
Pode ser novidade para alguns, mas os cachorros, ao contrário dos humanos que podem beber ocasionalmente, não podem beber bebidas alcoólicas.
Ou seja, não dê nenhum tipo de álcool, incluindo cerveja, vinho ou bebidas destiladas. Para eles, até mesmo uma lambida de cerveja pode ser tóxica.
O que acontece se o cachorro beber álcool
Se acontecer do cachorro beber álcool, ele pode desenvolver uma intoxicação alcoólica. Segundo a veterinária Nell Ostermeier, da Figo Pet Insurance, “os cães são altamente sensíveis aos efeitos do álcool. Mesmo uma pequena quantidade pode levar a sintomas de intoxicação”.
Os donos do animal devem procurar assistência veterinária assim que perceberem que o pet ingeriu álcool.
Cerveja para cachorro
A cerveja usada no vídeo em questão é a Cãolorado, uma “cerveja” especial para cães. A bebida é feita com extrato de malte e levedo de cerveja, nos sabores de carne e frango.

ddddc – Foto: Internet/Reprodução ND
A proteína líquida, claro, não tem teor alcoólico, e é rica em vitaminas e fibras e foi desenvolvida por veterinários especialistas em alimentação animal. A bebida não passa pela fermentação e nem é carbonatada.
Sinais de intoxicação alcoólica em cachorros
Além da cerveja sem teor alcoólico, qualquer outro tipo que tenha álcool na composição pode ser prejudicial para o animal de estimação.
Para saber se seu cachorro está com intoxicação alcoólica e precisa ser levado ao veterinário existem alguns sinais como:
- Letargia
- Leve cambaleamento e falta de coordenação
- Baba excessiva
- Vômito
- Diarreia
- Excesso de sede
- Desidratação
- Tremores
- Dificuldade para respirar
- Hipotermia
- Convulsões
- Colapso
Se o cão lamber ou beber qualquer álcool, ou você suspeitar que ele tenha feito isso, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Nunca trate a intoxicação em casa.
Se tiver passado menos de 15 minutos desde a ingestão, o veterinário pode induzir o vômito para ajudar a remover o álcool do sistema digestivo.