
Se você convive com uma pessoa com mais de 75 anos pode ser beneficiário de um auxílio de 2.550 euros (cerca de R$ 15,5 mil reais). Para isso, porém, é necessário morar na Espanha e cumprir uma série de requisitios.

Auxílio é concedido por meio de dedução fiscal – Foto: Noticias Trabajo/Reprodução/ND
Este auxílio consiste na dedução do valor na Declaração do Imposto Sobre o Rendimento (similar ao Imposto de Renda do Brasil), concedida pela Agência Tributária espanhola.
Veja como funciona o auxílio
Para quem vive com pessoas maiores de 65 anos, o benefício é de cerca de 1.150 euros. No caso de quem mora com pessoas acima de 75 anos, há um acréscimo de 1.400 euros no valor do desconto.
De acordo com o portal Noticias Trabajo, o principal objetivo do auxílio é permitir que os lares com pessoas idosas tenham ajuda para aliviar os encargos financeiros e cobrir despesas básicas.
Confira os requisitos para o auxílio
- Tem que ser ascendente para solicitar;
- É necessário ter mais de 65 anos para a dedução geral (1.150 euros) e mais de 75 anos para a adicional (1.400 euros), à data de acumulação do imposto. Também se aplica se você tiver um grau reconhecido de deficiência de 33% ou superior;
- Se você tem alguma deficiência, não importa a sua idade;
- Ter vivido juntos na casa da família por no mínimo metade do ano;
- O ascendente não pode ter rendimentos superiores a 8.000 euros anuais;
- Caso dependam do contribuinte, mas estejam internados em centro especializado, também é possível aplicar o desconto na Declaração de Imposto de Renda;
- Não se aplica aos contribuintes que declarem IRS superior a 1.800 euros.