A Europa está passando por uma mudança significativa nas preferências habitacionais. Antes as mansões e os casarões costumavam dominar o mercado, mas as pessoas estão cada vez mais adeptas aos apartamentos pequenos ou até mesmo às kitnets.
Por isso, reunir a sala e o quarto pode ser a solução mais funcional para otimizar os cômodos, economizando espaço e luz. Conforme o jornal francês Le Journal de la Maison, a união tem dois benefícios principais.
Por que trocar os casarões por kitnets?
A primeira vantagem do conceito é a poupança de metros quadrados. Não separar espaços evita desperdício desnecessário de área com uma parede ou corredor por exemplo.
O quarto/sala ainda pode ser um espaço de leitura e home office. Assim, a divisão fica mais versátil.
Quando você une dois ambientes, é possível eliminar barreiras arquitetônicas, logo, o local será mais iluminado. Um espaço contínuo permite ampliar as perspectivas, e aumentar a luminosidade.
Para pôr a ideia em prática, também é preciso pensar em uma separação visual para que a sala não pareça estar bagunçada. Cortinas, biombos, divisórias vazadas ou, até mesmo, demarcar com uma tinta são as alternativas ideais.
A revista também destacou que é importante levar em consideração a quantidade de pessoas que vivem na casa e o grau de intimidade. A solução pode não ser ideal para famílias ou alojamentos compartilhados.