![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/cotidiano-florianopolis.jpg)
Repleta de praias paradisíacas e uma das principais rotas turísticas do país, Florianópolis se destaca em inúmeros aspectos que vão além das paisagens naturais, quando comparada com outras capitais do Brasil. É isso que revela a pesquisa ‘Avaliação do Seu Bairro’, desenvolvida pela startup Loft, que atua no setor imobiliário. O resultado mostra que a vizinhança de Florianópolis é a melhor do Sul do país.
![Vizinhança de Florianópolis é considerada boa ou muito boa por 79% dos moradores da cidade](https://static.ndmais.com.br/2024/09/cotidiano-florianopolis-800x467.jpg)
Vizinhança de Florianópolis é considerada boa ou muito boa por 79% dos moradores da cidade – Foto: Germano Rorato/ ND
Além da capital catarinense, o levantamento também foi realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. A pesquisa ouviu 300 moradores de cada cidade, buscando entender de que maneira os moradores percebem os locais em que vivem.
Os entrevistados foram convidados a avaliar, em números de 1 (péssimo) a 5 (muito bom), aspectos como iluminação pública, segurança, comércio, vizinhança e lazer.
Em Florianópolis, os segmentos com pior avaliação foram opções de lazer e praças, ou espaços de convivência. Por outro lado, a sensação de segurança ficou em 79% na Capital — a melhor pontuação entre todas as cidades pesquisadas.
Vizinhança de Florianópolis é a melhor do Sul do Brasil, diz pesquisa
O levantamento aponta que os moradores da capital catarinense estão satisfeitos com a infraestrutura ofertada na cidade, como iluminação (79%) e pavimentação de ruas (75%). O transporte público da Capital também foi avaliado como bom, ou muito bom, por 74% dos cidadãos.
“O que buscamos com essa pesquisa é entender como está o sentimento do cidadão com a região onde ele mora. Em quase tudo, Florianópolis tem as melhores avaliações”, afirma o gerente de dados da Loft, Fábio Takahashi.
O principal destaque diz respeito à vizinhança de Florianópolis, que lidera o ranking entre as cidades incluídas na pesquisa. De maneira geral, 67% dos participantes acreditam que os vizinhos são bons ou muito bons em suas cidades. Em Florianópolis, este índice é de 76%, à frente de todas as outras capitais.
- Florianópolis: 76%
- Curitiba: 71%
- Porto Alegre: 68%
- Belo Horizonte: 66%
- São Paulo: 62%
- Rio de Janeiro: 62%
![](https://static.ndmais.com.br/2023/11/parque-coqueiros-4-800x600.jpeg)
Moradores de Florianópolis sentem falta de espaços para lazer e convivência na cidade – Foto: Lêo Russo/PMF
Moradores sentem falta de espaços para lazer e convivência em Florianópolis
A principal carência da cidade, apontada na pesquisa, está relacionada aos ambientes de lazer, praças e espaços de convivência. “Se, por um lado, a pesquisa mostra fatores estruturais muito positivos nos bairros, lazer e áreas para se estar em coletividade aparecem como importantes pontos de atenção”, pontua Takahashi.
Para 12% dos habitantes de Florianópolis, faltam áreas para lazer na cidade, o mesmo percentual visto em Curitiba. Para outros 11%, as praças e espaços de convivência são consideradas péssimas ou ruins. Mesmo com os índices de insatisfação, a capital catarinense ainda figura entre as melhores colocadas, com menor percentual.
Opções de Lazer:
- Rio de Janeiro: 24,5%
- Belo Horizonte: 22%
- São Paulo: 18%
- Porto Alegre: 17%
- Florianópolis: 12%
- Curitiba: 12%
Praças e espaços de convivência:
- Belo Horizonte: 17,7%
- Rio de Janeiro: 17,6%
- São Paulo: 17%
- Porto Alegre: 15%.
- Florianópolis: 11%
- Curitiba: 11%
Segurança como ponto forte na capital catarinense
Ao lado da avaliação positiva sobre a vizinhança de Florianópolis, está a segurança na cidade. O tema, que é uma preocupação em nível nacional, foi qualificada como boa ou muito boa por 79% dos participantes — mais que o dobro do percentual registrado no Rio de Janeiro, de 32,4%.
“É o maior percentual disparado em relação as outras cidades”, destaca Fábio Takahashi. Recentemente, o anuário Cidades Mais Seguras do Brasil com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Ministério da Saúde, coloca Florianópolis na liderança do ranking entre as capitais mais seguras do país.