Anatomicamente é impossível ter uma barriga reta como uma parede, pois é normal que o abdômen seja levemente arredondado. Mas para aqueles que gostariam de reduzir a barriga inchada, especialistas dão dicas de como diminui-la de forma saudável.
A médica e nutricionista Magda Carlas explicou diferentes motivos que fazem a barriga inchar e como diminuí-la. Segundo Carlas,“é normal ter o abdômen arredondado. Não importa o quão magros sejamos, nem todos podem ter uma barriga como uma parede”, explica.
Motivos para a barriga inchada e o que fazer:
- Excesso de peso: de acordo com especialistas é aconselhável que mulheres tenham a cintura inferior a 88 centímetros e homens, 95 centímetros. Para Carlas, a solução é aderir a uma dieta saudável e mediterrânica e evitar repolho, pimentão cru e cebola.
- Gases acumulados: de acordo com a nutricionista, os gases acumulados que causam a barriga inchada, pois determinados alimentos como repolho, grão de bico, frituras e refrigerantes podem aumentar a flatulência.
- Prisão de ventre: a prisão de ventre também causa a barriga inchada. Para melhorar essa situação, a especialista recomenda uma alimentação balanceada à base de vegetais e frutas, legumes, grãos integrais e muita água, além de exercícios, pois ajudam a estimular o intestino.
- Erros durante as refeições: comer muito rápido e ingerir ar durante as refeições distendem o abdômen. Por isso a especialista recomenda comer e mastigar lentamente, e evitar conversar durante as refeições.
- Síndrome pré-menstrual (Mulheres): “ é normal que à medida que envelhecemos a barriga cresça porque há uma mobilização de gordura que sai das pernas e das nádegas e se deposita na região central do corpo”, diz a nutricionista. Nesses casos, ela recomenda manter um peso saudável e praticar exercícios físicos.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.