Entre os altos e baixos do Avaí na atual edição da Série B há um ponto especial que tem chamado a atenção: o retrospecto ruim no estádio da Ressacada. O Leão da Ilha é apenas o 13º melhor mandante da competição, números, que no final das contas, complicam o time na luta pelo acesso.
Até aqui foram 13 partidas diante do torcedor com seis vitórias, três empates e outras quatro derrotas.
Em termos de comparação, apenas o Guarani, o atual lanterna da competição, perdeu mais vezes em casa na atual Segundona (5). Além disso, CRB, Ituano e Chapecoense, três clubes que lutam contra o rebaixamento, tem o mesmo número de derrotas em casa (4).
O número de derrotas, por exemplo, já supera o de toda a campanha do último acesso à Série A. Em 2021, com Claudinei Oliveira no comando da equipe, o Avaí perdeu apenas três partidas das 19 jogadas em Florianópolis.
Campanha como mandante na Série B 2024:
- 0x2 Santos
- 1×0 Coritiba
- 2×1 CRB
- 2×0 Goiás
- 0x0 Chapecoense
- 3×2 Guarani
- 1×1 Amazonas
- 0x1 Novorizontino
- 0x1 Ceará
- 1×1 Botafogo-SP
- 1×0 Operário-PR
- 1×0 Paysandu
- 0x2 Sport
Após a derrota contra o Sport no último fim de semana, o técnico Enderson Moreira pediu apoio da torcida azurra, especialmente após as cenas “conturbadas” no final da partida.
O atacante Vagner Love, por exemplo, saiu chorando do gramado e ainda discutiu com alguns torcedores ao ouvir xingamentos.
“Nós vamos passar por momentos difíceis, momentos complicados, precisamos estar juntos [time e torcida]. De pouco adianta entrar no G-4 agora e sair faltando três rodadas para o fim. Temos que terminar no G-4, precisamos acreditar, a competição é difícil e equilibrada. O mesmo Sport que venceu aqui, perdeu do Avaí na Arena Pernambuco. O Santos não veio aqui e ganhou? Nós fomos lá [Vila Belmiro] e ganhamos deles. A Série B é difícil, muito disputada. Estamos todos decepcionados porque queríamos entregar ao torcedor mais uma vitória”, avaliou o treinador.
Visitante indigesto
Se dentro de casa as coisas ainda não acontecem como o esperado, por outro lado o Leão da Ilha vem se mostrando um visitante pra lá de indigesto nessa Série B.
O Avaí tem a terceira melhor campanha jogando longe de Florianópolis, atrás apenas de Novorizontino e Santos.
Foram 16 pontos conquistados até então, com quatro vitórias, quatro empates e outras quatro derrotas.