![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/paralisacao-blumenau-coleta-lixo.jpg)
Funcionários da coleta de lixo de Blumenau fazem uma paralisação em frente à sede da Racli, empresa que presta o serviço no município, nesta quarta-feira (11). O motivo do protesto foi a morte de um trabalhador na manhã desta terça-feira (10), na rua Anna Labes, no bairro Progresso.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/paralisacao-blumenau-coleta-lixo-800x600.jpg)
Funcionários da coleta de lixo fazem paralisação após morte de trabalhador em Blumenau – Foto: Rádio Menina FM/Reprodução/ND
De acordo com os próprios trabalhadores, a paralisação acontece como forma de cobrar a empresa responsável pela coleta de lixo de Blumenau. As reivindicações incluem pedidos de melhores condições de trabalho, visto que os funcionários alegam a falta de manutenção de caminhões.
Em nota, a empresa responsável pela coleta de lixo em Blumenau, informou que os caminhões de coleta possuem equipamentos de segurança. A Racli destacou que segue processos internos e a legislação aplicável e está tomando as medidas para apuração dos fatos garantindo a segurança dos colaboradores.
“Suas manutenções são realizadas regularmente e a empresa possui funcionários exclusivamente para realizar de inspeções diárias nos veículos para detectar possíveis problemas e encaminhá-los para realização das manutenções necessárias, devidamente documentadas e registradas”, manifestou a Racli Limpeza Urbana.
O Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Blumenau, responsável pelo serviço público que contrata a empresa especializada, disse que foi surpreendido com a paralisação, mas que acompanha de perto a demanda apresentada, para condições de trabalho necessárias sejam garantidas para aqueles que prestam o serviço essencial.
“A autarquia acompanha a situação, que envolve reivindicações dos trabalhadores para melhorias de itens de segurança e pontos de ordem trabalhista. Empresa e trabalhadores negociam para que os serviços de coleta de lixo convencional e seletiva ocorram ao longo do dia”.
Trabalhador morreu esmagado por caminhão de coleta de lixo
O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (10), na rua Anna Labes, no bairro Progresso de Blumenau.
O trabalhador que morreu esmagado pelo caminhão de lixo em que trabalhava foi identificado como Ezequiel Ramiro, de 27 anos. Ele tinha começado a trabalhar na empresa de coleta de lixo havia um mês.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o caminhão de coleta de lixo estava subindo a rua, quando perdeu força e começou a descer de ré. O motorista direcionou o veículo para o barranco, que acabou tombando.
Dois coletores estavam na parte externa, um deles foi esmagado e morreu. O outro trabalhador não teve ferimentos. A Polícia Militar e Polícia Científica também foram acionadas.