![](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ej/6g/5m/ej6g5mzv49jz00kuxyodynaks.jpg)
Ainda dá tempo de se inscrever para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2025. As inscrições relativas ao primeiro semestre de 2025 terminam nesta sexta-feira, às 23h.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão 112 mil vagas para 2025: 67.301 para o primeiro semestre e 44.867 para o segundo. 50% das vagas são para estudantes inscritos no CadÚnico.
O Fies é um programa do Governo Federal que financia mensalidades de todo o curso para estudantes de instituições privadas de ensino superior (faculdade).
Como se inscrever no Fies?
Para se inscrever no Fies, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Fies e fazer o login com a conta do gov.br.
Ali, devem ser preenchidos os dados pessoais e a escolaridade.
Para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), é importante fazer a autodeclaração do perfil étnico-racial.
Na sequência, o candidato escolhe três cursos por ordem de prioridade. Aqui, devem ser indicados o estado, município e a instituição de ensino de cada opção.
Por último, o candidato preenche dados financeiros da família.
Lembre-se sempre: é importante salvar seu comprovante de inscrição com a chave de segurança!
Quem pode concorrer ao Fies?
O primeiro passo para concorrer ao Fies é ter feito o Enem a partir de 2010 e ter obtido média acima de 450 pontos em cada uma das provas, além de nota superior a 0.
Não vale ter feito a prova como treineiro – pois o “teste” da prova não dão acesso a cursos superiores.
Quando saem os resultados do Fies?
O resultado do Fies será publicado no dia 18 de fevereiro de 2025. A lista é uma pré-seleção e será em chamada única.
Entre os dias 19 e 21 de fevereiro, os estudantes pré-selecionados podem acessar o Fies Seleção e complementar a inscrição. Depois, estarão aptos a receber o financiamento de mensalidade em faculdades privadas.
Estudantes inscritos que não forem selecionados irão automaticamente para a fila de espera, que será, depois, distribuída para vagas não preenchidas. Entre 25 de fevereiro e 9 de abril, as pessoas da lista de espera serão convocadas.