![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/escolas-municipais-de-criciuma.jpg)
A intensa onda de calor que atingiu os municípios do Sul de Santa Catarina, nos últimos dias, trouxe preocupações e impactou a rotina da população, comprometendo diversas atividades diárias. Em especial, aos alunos e educadores, que precisam seguir com as aulas, mesmo com as altas temperaturas.
![Escolas municipais de Criciúma Escolas municipais de Criciúma enfrentam problemas com a onda de calor](https://static.ndmais.com.br/2025/02/escolas-municipais-de-criciuma-800x420.jpg)
Escolas municipais de Criciúma possuem ar-condicionado, mas alguns apresentam problemas técnicos – Foto: Shaiane Corrêa/Eliezer Cardoso/Decom/ND
Ar-condicionado nas escolas municipais de Criciúma
Em Criciúma, com o retorno das aulas da rede municipal, o ar-condicionado é o aliado para minimizar o desconforto causado pelo calor. No entanto, apesar das 62 escolas municipais possuírem o recurso para refrigeração, algumas unidades enfrentaram problemas com a climatização.
“Em diversas unidades escolares, os aparelhos já estão em pleno funcionamento. Contudo, em algumas salas de aula, que apresentaram problemas técnicos, a equipe de manutenção está trabalhando para restabelecer o funcionamento das unidades de ar-condicionado o mais rapidamente possível”, afirmou a Secretaria de Educação do município, em nota divulgada na terça-feira (11).
No início da semana, problemas estruturais em uma escola recém-inaugurada deixaram os alunos sem energia elétrica e sem água suficiente, o que gerou grande repercussão. “A Escola Caetano Ronchi recebeu novos ares-condicionados, com as instalações iniciadas na última sexta-feira e continuidade prevista para esta semana”, informou a administração.
Novos aparelhos de ar-condicionado também foram adquiridos, no valor de R$ 150 mil. A instalação das unidades está prevista para os próximos dias, assim que as mercadorias chegaram. A compra será para a substituição dos equipamentos “em escolas que necessitam de novos aparelhos devido ao tempo de uso e diversas manutenções”.
![Ar-condicionado Novos aparelhos de ar-condicionado foram adquiridos pela Prefeitura de Criciúma](https://static.ndmais.com.br/2025/02/ar-condicionado-800x420.jpg)
Prefeitura de Criciúma garantiu que irá instalar novos aparelhos de ar-condicionado nas salas e trocar os antigos – Foto: Reprodução/Adobe Stock/ND
Situação na rede estadual
Além das 62 escolas municipais, Criciúma conta com 54 unidades da rede estadual. Todavia, apenas 80% das salas de aula são climatizadas. Segundo a coordenadora Regional de Educação do município, “as demais salas de aula são de escolas que estão com projetos de reforma na rede elétrica e também receberão aparelhos de condicionadores de ar em breve”.
Em toda Santa Catarina, 342 escolas passaram por reformas na parte elétrica e já estão adequadas, com o sistema de climatização em funcionamento. Nos próximos 60 dias, está prevista a entrega de mais 174 equipamentos de ar-condicionado para 23 escolas da rede estadual.
“A previsão para 2025 é de que 200 escolas passem por melhorias em suas instalações elétricas, garantindo mais segurança e qualidade para alunos e profissionais da educação”, disse o Governo de Santa Catarina, em nota.
Mudanças no tempo
A onda de calor que castiga o Sul de Santa Catarina está com os dias contados. A partir desta quinta-feira (13), o calor dá uma aliviada, com a chegada das famosas “chuvas de verão” na região.
![Onda de calor Forte onda de calor atingiu Criciúma na última terça-feira (11)](https://static.ndmais.com.br/2025/02/onda-de-calor-2-800x420.jpg)
Sensação térmica chegou aos 51°C em Criciúma, na terça-feira (11) – Foto: Canva/ND
Segundo o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, na sexta-feira (14), a máxima deve chegar aos 27°C, com chuva fraca ao longo do dia. No fim de semana, no entanto, volta a esquentar. Sábado (15), a máxima deve alcançar os 34°C e, domingo (16), 38°C.
“O que preocupa a região, por enquanto, é a chuva. Entre Criciúma e a praia chove muito pouco, trazendo preocupação para as plantações. Então, essa chuva que está prevista para os próximos dias é muito bem-vinda”, afirma Sônego.