![](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/1q/gq/0c/1qgq0cizcaineu8luka2xuvzu.jpg)
A famosa ilha de Madagascar, que abriga fauna e flora únicas no planeta, é também um dos locais com a maior taxa de desnutrição do mundo. O local se tornou uma fonte de um alimento de luxo: o caviar. A empresa fabricante é a Acipenser.
Reportagem do site La Tercera mostra que o produto sai de solo africano direto para grandes espaços gastronômicos do planeta, vendido a US$ 12 mil (quase R$ 70 mil) o quilo.
O caviar é feito de ovas de esturjão, peixe de águas frias ou temperadas, encontrado principalmente no Mar Cáspio (maior lago de água salgada do mundo) e no Mar Negro, ambos localizados entre a Europa e a Ásia.
O alto preço do caviar se deve principalmente ao fato do esturjão ser uma espécie ameaçada de extinção, além do longo período de maturação.
Por que o caviar é produzido em Madagascar?
![](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ap/nl/84/apnl84ec1j7vbue8oleokkwxt.jpg)
Segundo o La Tercera, em 2009, três empreendedores franceses que vivem na ilha africana consideraram pela primeira vez a possibilidade de montar uma fazenda de caviar no país.
Eles tinham experiência na produção de roupas de luxo, mas não sabiam nada sobre o alimento.
Durante uma viagem, eles avistaram o Lago Mantasoa, a 1.400 metros de altitude. Este lago se tornou o ambiente ideal para a criação de esturjões, devido às baixas temperaturas. Foi assim que nasceu a primeira e única fazenda de caviar em todo o continente africano.
Mas o mundo culinário ficou um pouco cético, diz a reportagem. “Todo mundo estava rindo, era uma brincadeira. Mas a única maneira de provar que o caviar é excelente é experimentá-lo”, disse Delphyne Dabezies em entrevista à mídia americana.
Isso mudou com a exposição Sirha Lyon em 2019, quando alguns dos melhores chefs da Europa ousaram experimentar a iguaria. A partir daí, o caviar Rova começou a aparecer nos cardápios de lugares prestigiados como o Hotel Crillón em Paris e o Hotel du Palais em Biarritz.