![](https://s2-g1.glbimg.com/qthNdTobL5JjsaFroHfO1NWyQuA=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/b/q/7t2VgBQQuJBcIRfPTvxA/encara.png)
Flagrante aconteceu no bairro Jardim Astro, em Sorocaba (SP). Veterinário explica que sons, luzes, barulhos e movimentos, normalmente emitidos por equipamentos eletrônicos, costumam despertar a curiosidade dos felinos. Gato encara câmera de segurança e assusta equipe de monitoramento em Sorocaba
Uma cena curiosa chamou a atenção de uma equipe de monitoramento do bairro Jardim Astro, em Sorocaba (SP), na noite desta quinta-feira (13). O protagonista foi um gato “curioso”, que encarou e cheirou uma câmera do sistema de segurança da região. Assista o vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
No vídeo, é possível ver o gatinho curioso em relação ao equipamento. Ele está equilibrado em um portão e encara diversas vezes as lentes, além de interagir com a câmera ao cheirar e “julgar” o objeto.
Gato é flagrado encarando câmera de segurança em Sorocaba (SP)
Câmera de segurança/Reprodução
Segundo Rony Gama, funcionário da empresa de segurança que monitora o bairro, inicialmente a equipe achou que a aparição na tela poderia ser um caso de polícia.
“O monitor fica bem na nossa frente, por isso tomamos um susto. Pensamos que era uma pessoa olhando para tentar pular o portão”, conta
O funcionário ainda acrescenta que gatos costumam aparecer com frequência nas telas de monitoramento, no entanto, a equipe não conhece os tutores deste gatinho, mas ele aparece de coleira.
Equipe não conhece os donos do gatinho que apareceu encarando câmera de segurança em Sorocaba (SP)
Câmera de segurança/Reprodução
😼 Espirito investigativo
O veterinário Pedro Henrique Gastaldo, de Jundiaí (SP), analisou as imagens a pedido do g1 e explicou que sons, luzes e barulhos, normalmente emitidos por equipamentos eletrônicos, costumam chamar a atenção dos felinos que, por instinto, estão sempre em alerta.
“Os gatos são animais curiosos por natureza. Isso acontece porque eles apresentam um sistema cognitivo muito bem desenvolvido. Antes de serem domesticados, acompanhavam minuciosamente suas presas e seus movimentos. Hoje em dia, eles carregam essa carga genética, portanto sons, gestos ou qualquer coisa diferente que desperte a atenção faz com que essa curiosidade seja aguçada”, conta.
Os gatos prestam atenção em tudo que está ao seu redor, pois a curiosidade faz parte do dia a dia deste animais, segundo o profissional.
“Eles entendem o que está acontecendo por meio dos seus sentidos, então os sons, as luzes, aromas e movimentos, fazem com que um espirito investigativo seja despertado. Uma dica para quem tem gato é justamente investir no enriquecimento ambiental, procurando brinquedos que façam movimentos e emitam sons e luzes”, finaliza.
Um gato apareceu nas câmeras de monitoramento do bairro Jardim Astro em Sorocaba (SP)
Câmera de segurança/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM