
Dona de 15% do mercado brasileiro de pneus, a XBRI teve um de seus produtos banidos pelo Inmetro. O motivo é que o modelo 295/80R22.5 (uma medida de pneus de caminhão) é objeto de uma investigação sobre a capacidade de produção da fábrica, que fica na Malásia.

Modelo de marca de pneus de grande atuação no Brasil teve sua comercialização suspensa pelo Inmetro – Foto: Reprodução/ND
Pertencente ao grupo chinês Sunset Tires, a XBRI comercializa pneus 295/80R22.5 no Brasil. No entanto, o Departamento de Negociações Comerciais da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) suspeita que o fabricante no país asiático esteja cometendo irregularidades na produção, levando o Inmetro a suspender, de maneira provisória, a venda do modelo no país.
Segundo o Inmetro, o motivo da suspensão é “irregularidade, fraude ou falsidade nas declarações, ou provas documentais, risco à segurança, à saúde do consumidor, do usuário, ao meio ambiente”.
Os pneus XBRI são fabricados no Vietnã, Malásia, Tailândia e China. A marca comercializa cerca de 1 milhão de pneus todos os anos no Brasil, consolidando-se como uma das maiores do mercado. Ela também é patrocinadora master das categorias de base de futebol do Flamengo, tendo sua logomarca estampada na camisa da equipe.

Marca de pneus é patrocinadora master do futebol de base do Flamengo – Foto: CR Flamengo/Reprodução/ND
Marca de pneus diz que ‘medida não se justifica’ e já apresentou ‘esclarecimentos necessários’
Em nota à coluna de Lauro Jardim, n’O Globo, a marca de pneus afirmou que a proibição é cautelar e provisória para o modelo específico, sem afetar os outros produtos da XBRI. “[A suspensão é] referente ao registro de uma medida de pneus de um único fornecedor”, ressaltou.
Ainda, a marca de pneus esclareceu que “a detentora do registro já apresentou os esclarecimentos necessários ao órgão para demonstrar que a medida não se justifica. Todos os demais registros e certificações da XBRI permanecem válidos, assegurando a continuidade das operações sem qualquer impacto”.
A XBRI salientou que a Sunset Tires, empresa chinesa que detém a marca, “possui atuação regular no Brasil, cumprindo todas as exigências legais e operacionais para a comercialização de seus produtos no país”.