Problemas intestinais, como a prisão de ventre crônica, estão sendo cada vez mais associados a riscos graves à saúde cardiovascular. Um estudo indicou que pessoas que vão frequentemente ao banheiro têm de duas a três vezes mais chances de desenvolver complicações como ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou derrame.
O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, foi baseado em dados de mais de 400 mil britânicos, coletados pelo BioBank do Reino Unido, e publicado na American Journal of Physiology-Heart and Circulatory Physiology.
A professora Francine Marques, que liderou o estudo, explicou ao Globo que a constipação, muitas vezes negligenciada, pode ser um fator importante no aumento de doenças cardiovasculares.
Problemas de constipação e ataque cardíaco podem ter conexão
Segundo a Francine, cerca de 14% da população mundial sofre com o problema, principalmente adultos mais velhos e mulheres.
Além disso, a pesquisa também destacou que a combinação da constipação com a pressão alta eleva o risco de eventos cardíacos graves em 34%.
Os cientistas acreditam que fatores genéticos compartilhados possam ser a causa subjacente tanto da constipação quanto dos problemas cardiovasculares, sugerindo a necessidade de mais estudos para aprofundar essa conexão.