![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/fotos-nd-2025-02-12t094019835.png)
O novo cartaz da Oktoberfest Blumenau foi revelado nesta quarta-feira (12). Além disso, a proibição de veículos de tração animal nos desfiles e a segurança da maior festa alemã das Américas foram apresentadas.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/cartaz-oktoberfest-blumenau-2025-560x800.png)
Novo cartaz da 40ª Oktoberfest Blumenau – Foto: Divulgação/ND
De 8 a 26 de outubro, a festa será celebrada sob o slogan “Um viva àquilo que nos une”. O novo cartaz foi criado pelo artista e ilustrador catarinense Victor Beuren.
O artista contou que se inspirou em elementos clássicos da cultura alemã, como a flor de Edelweiss e da técnica construtiva enxaimel. “Um estilo de arte que une o moderno com o tradicional”.
A música também fez parte da nova identidade da festa. A canção “AUF UNS”, do artista alemão Andreas Bourani, que traz uma mensagem sobre brindar ao momento presente e viver momentos inesquecíveis, virou o novo “hino de celebração” da Oktoberfest Blumenau.
Sem cavalos nos desfiles da Oktoberfest Blumenau
O cuidado com bem-estar animal durante os desfiles também será redobrado neste ano. As tradicionais carruagens e carroças, antes levadas por cavalos, agora devem usar um equipamento motorizado.
Um decreto oficial foi assinado pelo prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, anunciando a suspensão de todos os contratos com o uso de força animal para desfiles.
![Cerimônia de lançamento da 40ª Oktoberfest Blumenau A imagem mostra a cerimônia de lançamento da 40ª Oktoberfest Blumenau](https://static.ndmais.com.br/2025/02/fotos-nd-2025-02-12t101632154-800x600.png)
O cuidado com bem-estar animal durante os desfiles também será redobrado – Foto: Marco Aurélio/NDTV Record
“Respeitamos profundamente a história e a cultura que os cavalos representam, mas entendemos que a evolução é essencial para equilibrar tradição e responsabilidade”, destacou o prefeito.
Segurança
A segurança durante a 40ª Oktoberfest Blumenau também vai receber novidades. Detectores de metal e mais câmeras de reconhecimento facial devem reforçar a proteção na maior festa alemã das Américas.
O monitoramento por câmeras irá aumentar em 20% em relação à 2024. A expectativa é de que 260 câmeras de segurança sejam instaladas, 60 delas com tecnologia de reconhecimento facial.