Seis municípios de SC recebem novos profissionais do programa Mais Médicos a partir de abril

Novos profissionais do programa Mais Médicos vão ampliar o atendimento na atenção primária à saúde a partir de abril em Santa Catarina. No total, oito médicos formados no exterior serão distribuídos entre seis municípios catarinenses, reforçando o atendimento em áreas de maior vulnerabilidade.

Seis municípios de SC recebem novos profissionais do programa Mais Médicos a partir de abril – Foto: Alejandro Zambrana/Sesai/Reprodução/ND

Novo edital prevê mais 84 médicos para SC em 2025

Além dos oito médicos que iniciam em abril, Santa Catarina foi contemplada no primeiro edital de 2025 do programa, lançado em março pelo Ministério da Saúde. O documento prevê a contratação de 2.279 profissionais para todo o país, dos quais 84 serão destinados ao estado.

Esses médicos atuarão em equipes de Saúde da Família, garantindo atendimento de qualidade e melhor encaminhamento para especialistas quando necessário.

Municípios que estavam interessados em aderir ao programa se inscreveram pelo sistema e-Gestor até esta segunda-feira (24). O resultado do edital está previsto para 8 de abril. No estado, 53 municípios terão contratações imediatas, enquanto 199 ficarão em cadastro reserva.

Programa Mais Médicos é ampliado no Brasil

O programa Mais Médicos tem passado por uma grande expansão no Brasil. Atualmente, há 26 mil profissionais em atividade, o dobro do número registrado em 2022, quando eram 13,1 mil. A iniciativa já beneficia mais de 66 milhões de pessoas em todo o território nacional.

Esses médicos atuarão em equipes de Saúde da Família

Programa Mais Médicos tem cobertura estimada de 64,5 milhões de brasileiros – Foto: Ministério da Saúde/ND

Atualmente, o estado conta com 1.011 vagas ativas no programa, sendo 889 ocupadas e nove em fase de ocupação. Os profissionais atuam em 237 municípios, beneficiando cerca de 2,16 milhões de catarinenses.

O foco do programa tem sido levar atendimento a regiões com maior dificuldade de acesso à saúde, sendo que 51 médicos estão fixados em localidades de alta e média vulnerabilidade.

Capacitação dos novos profissionais

Os profissionais formados no exterior estão passando pelo MAAv (Módulo de Acolhimento e Avaliação), que segue até 11 de abril. Nesta fase, 402 médicos são capacitados para atuar no SUS (Sistema Único de Saúde), sendo 397 brasileiros e cinco estrangeiros.

O MAAv aborda temas essenciais para o atendimento na atenção primária, incluindo equidade étnico-racial, saúde mental e programas sociais como o Bolsa Família. Para concluir o curso, os médicos precisam passar por uma avaliação, com nota mínima de 50%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.