
Uma nova era na mobilidade de Blumenau chegou no domingo (6). Moradores agora têm à disposição uma frota de bicicletas elétricas. Ao todo, 50 unidades foram distribuídas inicialmente em 22 pontos da cidade.

Desde do último domingo (6), a Prefeitura de Blumenau disponibilizou bicicletas elétricas para a população – Foto: Prefeitura de Blumenau/Reprodução/ND
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Blumenau e a empresa Jet, que já comanda a operação de patinetes elétricos no município.
Os pontos com as bicicletas elétricas ainda podem ser ampliados ou ajustados de acordo com a demanda, como já ocorre com os patinetes.
O processo para alugar as bicicletas elétricas segue o mesmo dos patinetes, com a necessidade de baixar o aplicativo Jet no celular.
Após o download, o interessado deve fazer a leitura de um QR Code e preencher um cadastro. O pagamento pode ser feito com cartão ou Pix, vinculados ao aplicativo.
A tarifa, conforme a empresa, é cerca de 20% superior à dos patinetes, variando conforme a demanda e o itinerário.
Bicicletas espalhadas por toda Blumenau
Segundo a prefeitura, as bicicletas elétricas foram espalhadas em 22 pontos da cidade. Eles podem ser estendidos ou adequados de acordo com a demanda.
Confira alguns dos locais:
- Laboratório Unimed;
- Dubai Office;
- Quinta de Gomariz;
- Richard Status;
- Alameda Center;
- Alameda Haus;
- Museu da Cerveja;
- Torre Ponta Aguda;
- Moinho Market;
- Próximo Prefeitura;
- Esquina com Shell;
- Everest;
- Burger King;
- Uniodonto;
- McDonald’s;
- Doce Trama;
- Estádio Galegão;
- Parque Ramiro – entrada principal;
- Parque Ramiro – segunda entrada;
- Prefeitura Parque Ramiro;
- Villa Germânica;
- Spaten Garten.

Os pontos estão espalhadas por áreas centrais do município – Foto: Google Maps/Reprodução/ND
Como utilizar as bicicletas elétricas?
Sobre a utilização da bicicleta elétrica, conforme o Código Nacional de Trânsito, o ciclista deve andar na ciclovia, ciclofaixa ou acostamento.
Na falta dessas opções, a lateral da pista de rolamento deverá ser utilizada, sempre no mesmo sentido dos veículos.
Na calçada, o veículo só pode trafegar se ela estiver devidamente sinalizada como uso compartilhado, sendo a velocidade limitada a 6 km/h.